GIRO TÉCNICO ABRASCANOLA

28/AGO/2019

 

BREVE RELATO DO GIRO TÉCNICO ABRASCANOLA

 

Data: 28 de Agosto de 2019.

Promoção: ABRASCANOLA e Cooperativa Agrária Agroindustrial/FAPA.

Patrocínio: Advanta e Atlântica Sementes

Número de participantes: 24

8:00 as 8:30 hs – Os participantes foram recepcionados com um delicioso café da manhã na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária - FAPA.

8:30 as 10:20 hs - Visita aos experimentos de canola na FAPA. O primeiro experimento visitado foi o ensaio de rotação de culturas, que está completando 20 anos de duração. Foram apresentadas as parcelas com rotação de 25, 33 e 50% de participação da canola, comparadas com a parcelas de monocultura 100% de participação da canola. No formato de álbum seriado Juliano Luiz de Almeida mostrou resultados de 2008 até 2018 nas culturas da canola, milho e soja. Resumidamente as conclusões gerais de nove anos de rotação são as seguintes: a rotação de culturas com diferentes participações da canola teve efeito positivo no rendimento de grãos de canola e milho, bem como na diminuição da incidência de alternária em plantas de canola. Já a rotação de culturas com diferentes participações da canola teve um efeito mais discreto no aumento do rendimento de grãos de soja. Aumento da participação da canola de 25%, 33%, 50% para 100% na rotação de culturas, não alterou a incidência do mofo branco em plantas de canola e de soja, desde que a doença seja controlada nestes dois cultivos. O segundo experimento visitado foi o ensaio de competição de híbridos de canola. O pesquisador Juliano Luiz de Almeida mostrou os resultados do ensaio de competição de híbridos de canola de 2018. Na sequencia foram visitados os parcelões do competição de híbridos de canola de 2019 com os seguintes híbridos: HYOLA 571 CL, HYOLA 575 CL, NUOLA 300, DIAMOND e HLHT B4. Os híbridos foram apresentados pelos representantes das empresas de genética de canola.

10:20 as 11:35 hs - Deslocamento da FAPA para Fazenda Lagoa Dourada – Candói.

11:35 as 12:45 hs - Visita a lavoura de canola e discussão do manejo adotado na Fazenda Lagoa Dourada. Fomos recebidos pelos proprietários Gehard Temari, Roberto Sattler e pelo agrônomo da assistência técnica da Cooperativa Agrária Rodrigo Ferreira. Logo na chegada foi apresentado a tecnologia dos “cultivos outonais”, sendo esta mais uma possibilidade de janela para cultivo de canolas de ciclo precoce. Na segunda parada foi visitada lavoura de canola com dano de geada. Além do dano de geada, também foi discutido seguro rural, manejo de fungicidas, custos de produção, tecnologias de colheita e polinização com as abelhas.

12:45 as 13:00 hs - Deslocamento da Lagoa Dourada para Restaurante Três Pinheiros – Candói.

13:00 as 14:00 hs – Almoço no Restaurante Três Pinheiros. BR-277 - Três Pinheiros, Candói - PR. O grupo aproveitou o momento do almoço para trocar ideias e conhecimentos.

14:00 as 15:00 hs - Deslocamento do Restaurante Três Pinheiros para Fazenda Juquiá – Cantagalo.

15:00 as 17:00 hs - Visita as lavouras de canola e discussão do manejo adotado na Fazenda Juquiá. Fomo recebidos pelo proprietário Andreas Milla, seu filho Felipe e o agrônomo da assistência técnica da Cooperativa Agrária Rodrigo Martins Ferreira. Nesta fazenda foram realizadas duas paradas. Na primeira foram discutidos principalmente o manejo de adubação e de fungicidas, tecnologias de semeadura e distribuição de semente. Na segunda parada foi aberta um trincheira, onde foi medida a profundidade de alcance das raízes das plantas de canola, e foi discutido necessidade de nutrientes pela canola, compactação de solos e a importância da canola dentro de um sistema de agricultura conservacionista e sustentável. Finalmente foram abordados aspectos sustentabilidade da agricultura perante o grande público.

17:00 hs – Encerramento com confraternização. Foi servido um delicioso churrasco preparado pela equipe da FAPA, com carnes de angus da Cooperaliança, com diversos acompanhamentos. Foi realizada uma enquete informal, sobre o formato do giro, com conversas informais e muita troca de ideias. Todos aprovaram este formato de difusão de tecnologia e já começamos a pensar no giro técnico da canola do ano que vem.