EMBRAPA APONTA CANOLA COMO ALTERNATIVA DE CULTIVO NO CERRADO.

19/SET/2018

 

Cultura típica de inverno,o óleo extraído da planta colza pode ser alternativa entre uma safra e outra em regiões do cerrado

Brasil Rural

No AR em 19/09/2018 - 09:53

 

Brasil Rural conversa nesta quarta-feira (19) com o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Tomm, de Passo Fundo – Rio grande do Sul, que fala da canola como alternativa de cultivo no período de frio, época em que o produtor tem poucas alternativas de plantio.

Segundo o pesquisador, a canola tem ganhado destaque entre cultivos de inverno, tanto como alternativa para rotação de culturas, como para aumento na geração de renda.

“Nós temos uma grande novidade que é uma descoberta aqui no Brasil, através de trabalhos que desenvolvemos no estado de Goiás e outras regiões do Centro-oeste e em Minas Gerais, em que se identificou pela primeira vez a nível mundial esse avanço da possibilidade de cultivar canola também na região do cerrado” , explica Gilberto Tomm.

 

O especialista destaca ainda que a canola constituiu a grande e nova alternativa para expansão da produção de grãos brasileiros sem derrubar uma árvore. É uma oportunidade para milhões de hectares, pois é a canola é o óleo mais saudável e consumido na Europa e no Canadá. Além disso, a canola é um óleo de baixo teor de ácido erúcico, extraído de uma planta chamada colza.

 

Ouça a entrevista no link abaixo:

 

http://radios.ebc.com.br/brasil-rural/2018/09/embrapa-aponta-canola-como-alternativa-de-cultivo-no-cerrado

 

 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional do Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 19/09/2018 - 10:05